TENDÊNCIAS DE MERCADO NA COMPOSIÇÃO DE UM BOM CARDÁPIO
Continuando o post anterior, falarei agora sobre os pilares que fundamentam a base de um bom cardápio.
Tendências de mercado
Custo de mercadoria vendida (CMV)
Layout X Visual merchandising
Precificação
Aproveitamento de matéria-prima
Tendências de Mercado
Quando falamos sobre tendência, entendemos que a palavra deriva de comportamento. Este comportamento pode ter iniciado por um tipo de música, movimento artístico atual, conscientização alimentar, política, ecológica ou até mesmo da moda.
Empresas como a WGSN, focadas em comportamento humano, por muitas vezes dão o DRIVE do que o mercado será no próximo ano em matéria de comportamento. A PANTONE, nos dirá em cima de pesquisas qual será a cor de 2016. A NRA verá tendências comportamentais e globais com chefs do mundo todo e enviará relatórios sobre as maiores procuras na culinária.
Podemos ter o apogeu por parte dos consumidores dos modelos fast food, slow food, confort food, raw food, cruditivismo, casual dinning, fine dinning, up scale, food truck, bike truck, tudo truck e assim segue.
A automação do processo culinário que nos leva à automatização dos clássicos e abre uma enorme porta para a criatividade, que através das máquinas passa-se a se fazer possível. Sem a industrialização, o tempo é curto para a criação por muitas vezes em processos repetitivos na cozinha.
Esta tendência será a alma de um bom cardápio e será voce que irá defini-la, dependendo do rumo que seu negócio vá caminhar.
No próximo post falarei de CMV.
Até lá!
Vídeos WGSN e NRA:
https://www.youtube.com/watch?v=8n8YR1VXusU&list=LLBsQf5nYRdoG6v8_4Utp78w&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=sqHJIGpfCd0